domingo, 7 de junho de 2009

Experimental em 2007 !!

Quarteto Experimental
Primeiro grupo a se apresentar na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, às 18h30 A Fundação Casa de Rui Barbosa assinou uma parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a promoção de concertos. As apresentações, que serão realizadas sempre na última segunda-feira de cada mês, acontecem às 18h30, no auditório da FCRB. A entrada é franca.
O primeiro espetáculo, no dia 24 de setembro, será com o Quarteto Experimental, composto pelos clarinetistas Thiago Tavares, Walter Júnior, Marcelo Ferreira e Josué Batista. Os quatros interpretarão músicas que vão do período clássico ao contemporâneo, passando pela música popular latino-americana.
A FCRB fica na Rua São Clemente, nº 134, próximo à estação Botafogo do Metrô, no Rio de Janeiro. Tel: (21) 3289-4600.

NovosTalentos no Modern Sound-2008

DestaqueNovos Talentos na Modern SoundQuarteto Experimental do clássico ao atual.Quatro clarinetas e um repertório que vai do clássico ao contemporâneo, passando pela música popular latino-americana. É assim que o projeto Novos Talentos 2008 encerra as apresentações do mês de outubro na loja de discos Modern Sound. Na sexta-feira, às 17h, a palestra é com Tim Rescala com o tema O Ouvinte Ativo. O compositor, pianista, arranjador, autor teatral e ator falará sobre as noções básicas da música e uma escuta musical consciente e crítica. O projeto valoriza e promove expoentes da nova geração de estudantes de música clássica na cidade do Rio de Janeiro, gera conhecimento e compartilha experiências entre alunos e mestres da área disponibilizando ao público, gratuitamente, o melhor desta nova produção. Com início em julho e programado para até dezembro, o projeto trará, ao todo, 22 apresentações - todas as quartas-feiras, às 13h - no Allegro Bistrô, e 22 palestras com musicólogos conhecidos no Auditório Multimídia - todas as sextas-feiras, às 17h - todos gratuitos. Quarteto Experimental Composto por Thiago Tavares, Marcelo Ferreira, Marcio Costa e Ricardo Ferreira, o Quarteto Experimental faz parte da nova geração de clarinetistas formados pela EM-UFRJ. Em suas apresentações, mostra obras que vão do período clássico ao contemporâneo, passando pela música popular latino-americana. Entre seus objetivos está a busca e o incentivo à renovação do repertório para quarteto de clarinetas. Para isso, apóia compositores contemporâneos como Thiago Sias, Nilo Rafael, Yahn Wagner, Gustavo Guerreiro, Fabio Bizzoni, Caio Sena e Yaskara Tonin. Dessa iniciativa já surgiram sete novas peças, dentro das quais três delas foram escolhidas para a Bienal de Música 2007. Este ano o Quarteto irá se apresentar na abertura do Panorama de Música Contemporânea da UFRJ. Korsakov The Flight of the Bumble-Bee Javier Nunes Barro Mozart Romance Françaix Petit Quatuor I-Gaguenardise II-Cantilene III-Sérénade comique PALESTRA - Dias 31 de outubro – “O ouvinte ativo” – Tim Rescala Esta é uma palestra para leigos, procurando transmitir noções básicas de música, como os parâmetros musicais, com o objetivo de formar critérios para uma escuta musical consciente e crítica. No lugar de um ouvinte passivo e meramente contemplativo, a palestra propõe uma audição ativa e comparada, possibilitando um maior diálogo com aquilo que escuta.

Temas e Arias !!!! 2008

Música no Fórum promove o recital Temas e Árias

ALINE POLLILOEstagiária de Jornalismo do FCC/UFRJ


Os músicos Maíra Lautert (soprano), Thiago Tavares (clarinete) e Mirka da Pieva (piano) são os convidados da Série Música no Fórum, desta segunda, 24 de novembro, com o recital Temas e Árias. O trio interpretará obras de Donato Lovreglio, G. Puccini, Luigi Bassi e Mozart. A apresentação ocorrerá no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, às 9h. A entrada é franca.

Maíra Lautert iniciou os estudos com o baixo Pedro Spohr. Participou de concertos com a Orquestra do Teatro de São Pedro (Porto Alegre), a Orquestra da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e um de recital com o clarinetista americano Gary Dranch. Fez parte do grupo Ópera de Bolso de Porto Alegre e hoje integra o elenco do musical A noviça rebelde sob direção de Cláudio Botelho e Charles Moeller.
O clarinetista Thiago Tavares começou a estudar música quando tinha 13 anos, na banda do Colégio São Vicente de Paulo, em Niterói. Thiago foi solista convidado na Orquestra da Escola de Música da UFRJ e na Orquestra Sinfônica Nacional. Participou também em gravações de Roberto Carlos, Maria Bethânia, Francis Hime. Atualmente, é músico da Orquestra Sinfônica Brasileira, e um dos membros fundadores da Orquestra Jovens Solistas do Rio de Janeiro. Nascida na cidade de Santiago no Rio Grande do Sul, Mirka da Pieva iniciou os estudos de piano aos cinco anos com sua mãe, Dinorá Campello. Aperfeiçoou-se nos Estados Unidos, tendo aulas com o pianista Paul Polei na Universidade Brigham Young em Provo (Utah), fazendo parte do coro English Learning Center, nesta mesma época. Em 2002, graduou-se em Bacharelado de Piano, sendo depois aprovada no mestrado da UFRGS como bolsista da Capes. Durante o ano de 2008, realizou uma série de recitais junto com a soprano Maíra Lautert.

Publicado em: 17/11/2008
Ir para site do Forum

Setor de Comunicação do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ – FCCEdição:Zilda Martins - 2295.1595

trabalho no Citta America

Depyl Action abre mais uma unidade no Città America
A Depyl Action inaugura hoje mais uma unidade franqueada no Rio, no shopping Città America. Para comemorar a inauguração da nova loja e receber as novas clientes, os músicos Vitor Gonçalves (piano) e Thiago Tavares (clarineta) se apresentam amanhã, durante todo o dia.
A Depyl Action possui sede administrativa em Belo Horizonte e fábrica de cera própria em Balneário Camboriú. A unidade do shopping Città America fica no 1º piso, loja 112 A/B. Telefone 3433-7790.

Paris mecanique-Recital 1

Projeto Paris Mecanique
A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, em parceria com a Escola de Música da UFRJ, a série A Escola apresenta. No segundo concerto de 2009, está prevista a estreia do Paris Mecanique, projeto idealizado pelo clarinetista da Orquestra Sinfônica Brasileira Thiago Tavares em homenagem ao Ano da França no Brasil. O evento acontece no dia 11 de maio, segunda-feira, às 18h30, no auditório da Fundação. A entrada é franca.
Intérpretes:
Clarineta: Thiago Tavares
Piano: Ronal Silveira
Scaramouche suíte pour clarinette
I-Vif; II-Moderato; III-Brasileira
D. Milhaud
La Fille aux Cheveux de Lin
Debussy
Solo de Concours
Messager
Canzonetta op.19 pour clarinette
G. Pierne
Tema e VariaçõesJ. Frainçaix

musica no museu em 2006

SEMANA 4
Dia 27, segunda-feira, 18:00hs
CASA DE CULTURA LAURA ALVIM.
Av. Vieira Souto 176.
Capacidade: 90 lugares
Músico: Quarteto de Clarineta- Walter Jr, Tiago Tavares, Gilson de Souza, Whatson Cardoso.
Programa: * Duo k296;
* Ave verum Corpus from "Motet" k618;
* Pequena Serenata Noturna;

Recital no Palacio das Artes-BH

Quarta Erudita apresenta recital de clarineta e piano
BELO HORIZONTE (24/10/06) - O projeto Quarta Erudita desta semana apresenta, no dia 25, um recital de piano e clarineta. Os músicos Thiago Tavares (clarineta) e Ronal Silveira (piano) apresentarão clássicos de compositores consagrados como Weber, Mahle, Villa-Lobos e Poulenc. O evento será às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Thiago Tavares Thiago Tavares, natural de Niterói, atua como primeira clarineta da Orquestra Sinfônica Brasileira desde julho de 2005. Ao longo de sua carreira, venceu concursos para jovens solistas de importantes orquestras, como a Orquestras Sinfônica da Petrobrás, em 2002, Orquestra Sinfônica Brasileira, em 2004, e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, em 2006. Este ano, o músico participa de uma turnê com o Cron, grupo de Música Contemporânea, pelo Nordeste e Centro-oeste do país. Ronal Silveira Natural de Foz do Iguaçu, Ronal Silveira participou de inúmeros festivais e cursos de aperfeiçoamento com professores de renome no cenário nacional e internacional, como Rudolf Kehrer, Dominique Merlet, Luiz Carlos de Moura Castro e Homero Magalhães. Ronal Silveira tem ainda atuações como professor de piano e de música de câmara, além de coordenar e organizar eventos musicais. Sua atividade artística inclui ainda gravações para rádios, televisões e apresentações como recitalista, camerista e concertista em várias cidades brasileiras. Serviço Evento: Quarta Erudita apresenta recital de piano e clarineta com Thiago Tavares e Ronal Silveira Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes Data: 25 de outubro, quarta-feira Horário: 19h30 Entrada: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada para estudantes, menores de 21 e maiores de 60 anos)